Como ajudar o meio ambiente, começando em casa

Há uma série de pequenas coisas que as pessoas podem fazer em suas próprias casas para ajudar o meio ambiente. Em termos individuais parece pouco, mas esse exemplo seguido por milhares de pessoas pode fazer a diferença. Com determinadas mudanças específicas no seu dia a dia, você, mesmo individualmente, pode fazer a sua parte. Você irá cortar gastos e levar uma vida mais saudável ao mesmo tempo. Ajudar o meio ambiente não tem a ver apenas com altruísmo!

Em casa

Desligue os aparelhos eletrônicos quando não estiverem sendo usados. Até 30% da energia consumida pela TV é usada enquanto ela se encontra desligada. Por isso, compre uma extensão e ligue e desligue o aparelho por ali, pois o consumo de energia é bem menor quando ele está desligado.

Reduza a temperatura do termostato em poucos graus durante o inverno. Uma camada ou um cobertor a mais não vai simplesmente proporcionar conforto, mas vai ajudar a reduzir a sua conta de luz significativamente.

Certifique-se de que a casa está completamente vedada. Vedar a casa mantém o aquecimento e o resfriamento devidamente distribuídos. Atente não apenas ao forro do teto, mas também às paredes e ao piso.

Use as janelas para regular a temperatura.

Mantenha as janelas e as portas devidamente cerradas para evitar a perda de calor durante o inverno.

Abra as janelas no verão. A brisa manterá o ambiente permanentemente fresco e expulsará o ar seco (o ar nos ambientes internos costuma ser muito mais poluído que o ar que vem de fora). O fundamental é manter a circulação de ar fresco em sua casa e economizar com ar condicionado.

Substitua o ar condicionado por ventiladores de teto para manter um ambiente agradável quando fizer calor.

 

Preencha as aberturas. Aberturas podem diminuir o efeito de energia em uma casa. Se você vedar as aberturas em volta das janelas e das portar, aumentará a capacidade de reter o calor e o frio nos ambientes de sua casa durante as épocas apropriadas do ano e fará com que os sistemas de climatização de sua casa trabalhem menos.

Passe a usar lâmpadas fluorescentes. Elas duram mais e consomem ¼ da energia consumida pelas lâmpadas comuns. Recentemente, lâmpadas de LED também têm ganhado espaço – elas são até dez vezes mais efetivas do que as lâmpadas fluorescentes e tornam as lâmpadas incandescentes totalmente fora de cogitação.

Apague as luzes. Sempre desligue as luzes quando não estiverem sendo utilizadas. Salas vazias com luzes acesas sempre é um desperdício.

Compre baterias recarregáveis para aparelhos usados com maior frequência.

 

Na Cozinha

 

Recicle, recicle e recicle. Em alguns municípios já é obrigatório separar o lixo em papéis, metais, vidros e resíduos orgânicos. Mesmo que não seja obrigatório onde você mora, não custa aderir e lançar moda. Separe quatro latas de lixo e certifique-se de que os conteúdos sejam jogados no lugar certo.

Deixe a louça secar naturalmente. Interrompa o secador de louça antes que se inicie o ciclo de secagem. Deixe a porta entreaberta (ou ainda mais aberta, se houver espaço) e deixe a louça secando ao ar livre. O ciclo de secagem do secador de louças consome uma energia imensa.

Evite criar lixo. Evite produtos descartáveis, como pratos, copos, guardanapos e talheres. Use pano de prato em vez de papel toalha e esponjas de lavar louça descartáveis.

Atualize seu refrigerador. Refrigeradores são os aparelhos que mais consomem energias em uma casa. Em outras palavras, um refrigerador mal cuidado e que desperdiça energia pode trazer prejuízos, além de ser um incômodo para a atmosfera. Os refrigeradores mais modernos consomem 40% menos de energia do que os de 10 anos atrás. Se resolver trocar de refrigerador, tenha como critérios o consumo de energia, a longevidade e a durabilidade, sem se esquecer de reciclar o aparelho antigo.

 

Veja mais em: http://pt.wikihow.com/Ajudar-o-Meio-Ambiente-a-Partir-de-Sua-Casa