Alteração da água no rio Gravataí prejudica abastecimento na cidade

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) analisa que medidas poderão ser adotadas para remediar a alteração da qualidade da água captada no rio Gravataí, situação que atinge moradores da Região Metropolitana de Porto Alegre. O problema é verificado em um ponto de captação de água da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Por causa do problema, o bombeamento de água foi reduzido para alguns bairros de Gravataí, cidade localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A quantidade de água bombeada para a estação de tratamento foi diminuída de 500 para 250 litros por segundo. A medida foi adotada no sábado (8) depois que técnicos da Corsan perceberam alteração na qualidade da água.



De acordo com a companhia, o que está deixando água mais suja é o descarte feito a partir das plantações de arroz que estão localizadas próximas dos pontos de captação.

A operação está sendo paralisada em alguns momentos para que seja realizada a limpeza dos equipamentos da estação de tratamento. Isso é o que tem provocado a redução do volume de água que está sendo captada, o que afeta moradore de 48 bairros.

A situação só deve ser normalizada quando as condições do rio Gravataí apresentarem melhora. Nos próximos dias a Fepam deve se manifestar sobre quais medidas deverão ser adotadas em virtude do descarte que vem das lavouras de arroz.

 

Fonte: G1 Rio Grande do Sul