Fepam emite licença prévia para linhas de transmissão de energia nas regiões Sul e Metropolitana

A Fepam emitiu licença prévia para dois empreendimentos da Eletrosul Centrais Elétricas S/A. São duas Linhas de Transmissão, uma no município de Santa Vitória do Palmar, Região Sul, e outra em Guaíba, Região Metropolitana. As licenças foram entregues ao diretor de Engenharia da Eletrosul, Jorge Andriguetto, no dia 13 de outubro, com a presença do governador José Ivo Sartori, da secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e presidente da Fepam, Ana Pellini, e do secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker.

Uma das licenças viabiliza a área prevista em Santa Vitória do Palmar para a implantação da Linha de Transmissão 525 kV que terá extensão de 435,7 quilômetros, com 974 estruturas. Além do município onde está situado o empreendimento, a linha de transmissão vai atender as cidades de Barão do Triunfo, Camaquã, Capão do Leão, Cerro Grande do Sul, Cristal, Eldorado do Sul, Guaíba, Mariana Pimentel, Pelotas, Rio Grande, Sertão Santana, São Lourenço do Sul e Turuçu.

 

O outro empreendimento com licença da Fepam foi para a Linha de Transmissão 230kV, que conecta a Subestação Guaíba 2 à futura Subestação Guaíba 3. Localizada em Guaíba, abrangendo ainda os municípios de Charqueadas e Eldorado do Sul, a linha de transmissão possui 116 estruturas em uma extensão de 24,22 quilômetros.

"Este é um momento muito importante e significativo. Não podemos olhar só para as dificuldades. Energia é necessário para todo e qualquer empreendimento. Destaco que sem trabalho coletivo não se avança. Precisa-se de espírito público e olhar para a sociedade e enxergar o que é preciso fazer, respeitando sempre o meio ambiente", admitiu o governador.

A secretária Ana Pellini falou sobre a grandiosidade do licenciamento e afirmou que com a implantação dessas linhas de transmissão será possível distribuir energia elétrica no estado. "Poderemos produzir energia eólica, que temos vocação, assim como energia hidrelétrica, porque teremos condição de distribuir tanto no estado como no resto do país. O empreendimento estava dependendo das licenças ambientais e agora sai a primeira delas. Na sequência, as demais. Com isso, a Eletrosul pode procurar os investidores para que se possa contar com a infraestrutura tão necessária para o desenvolvimento do nosso Rio Grande do Sul", destacou.

O diretor Andriguetto agradeceu a todos os envolvidos pela emissão da licença que, segundo ele, se deu "em prazos recordes, mostrando a proatividade de todos". Andriguetto também afirmou que a Eletrosul está estudando a "possibilidade de incorporar esses empreendimentos a investidores estratégicos". O diretor de Engenharia afirmou que outros sublotes do projeto já estão em processo de licenciamento no estado.

Para o secretário Redecker, este foi um "momento de formalizar a mudança e o aprimoramento que ocorre na Fepam para agilizar os processos. Isso mostra que o Rio Grande do Sul tem trabalhado e se empenhado para obter resultados positivos".

Estiveram presentes autoridades e representantes das secretarias de Minas e Energia e do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; da Fepam; da Fundação de Economia e Estatística; e da Eletrosul.

 

 

Fonte: Fepam / Texto: Cassiane Osório / SeCom