Empresário, você administra o uso de recursos naturais?

O termo é longo e por vezes provoca cara feia – acompanhada de desinteresse – em muitos empresários. Fazer a gestão de recursos naturais consiste em utilizá-los de maneira eficiente e racional. A impressão, no entanto, é de que apenas em complexos industriais e grandes empresas a preocupação com o meio ambiente deve integrar a gestão. Tem-se a percepção de que não se tem nada a ver com isso, o que revela o desconhecimento de que administrar o uso de recursos naturais é tarefa de todos.


A utilização de recursos naturais é inerente a qualquer empresa, independente do seu porte ou mesmo do segmento em que atua. Água e combustível são recursos naturais usados por todos. A energia elétrica também vem de algum lugar. Não há quem não gere resíduos. Afinal, como ainda há gestores que insistem na ideia de que a gestão de recursos naturais é uma tarefa que não lhes cabe?

 


O que fazer para administrar bem os recursos naturais?


Fazer a gestão de recursos naturais, por menor que seja a empresa, é a atitude mais coerente com uma boa gestão empresarial. São inúmeras ações que a empresa pode adotar para gerenciar da melhor forma os recursos naturais. É possível minimizar a geração de resíduos, buscar por produtos mais duráveis e de qualidade, usar racionalmente a água e identificar possíveis focos de inadequação quanto ao uso de energia, como sujeira nos filtros de ar condicionado. A inclusão de tecnologias de baixo custo, veículos com pouca utilização de combustível e fontes alternativas de energia, como energia solar, também são posturas sustentáveis.  Basta se responsabilizar por garantir a utilização eficiente dos recursos empregados nos processos produtivos. Sempre buscar reduzir, reutilizar e reciclar.


O investimento em uma consultoria ambiental é ideal para observar o que pode ser mudado dentro da organização. Estudos ambientais como Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Plano de Controle Ambiental, Auditoria Ambiental, Monitoramento Ambiental, Programas Ambientais, entre outros, também podem colaborar para o gerenciamento ambiental.


Lucro


Gerir corretamente os recursos naturais e evitar desperdícios, pode ainda significar aumento da produtividade e redução de custos. Isso sem citar a competitividade e a credibilidade dos negócios, valorizadas com a adoção de princípios sustentáveis. Portanto, promover a eficiência no uso dos recursos parece ser o ingrediente ideal na busca por se manter ou conquistar novos mercados.


Práticas ambientais responsáveis se tornam um elo de uma corrente, uma forma de dar exemplo. Para isso, é fundamental que a postura sustentável seja enraizada junto aos colaboradores, fornecedores, clientes e à própria comunidade, que passarão a enxergar a mudança não apenas como algo momentâneo, mas permanente, como parte da cultura empresarial.